ATIVIDADE FÍSICA

GRUPO  DA DOR CRÔNICA


Grupo  Dor Crônica da Clínica da Família Felippe Cardoso



O grupo de dor crônica foi criado há cerca de dois anos visando atender a uma demanda de pacientes da CF Felippe Cardoso que sofriam com dores crônicas, independente de topografia ou segmento corporal do acometimento da dor e  que pudessem se beneficiar de atividades de interação e inserção em terapias de grupo, práticas corporais (visando fortalecimento muscular) e motoras mais especificas (trabalhando equilíbrio e ergonomia) e terapia cognitivo comportamental.


o grande idealizador e mediador do grupo
Miller Alvarenga


Após avaliação médica os pacientes são direcionados para participarem do grupo sendo orientados quanto a importância da prática de atividades físicas diárias.





O grupo organizador encontra-se formado por um fisioterapeuta vinculado ao NASF, educadora física vinculada também ao NASF e a Academia Carioca, médicos residentes  em MFC da SMS/RJ da unidade e estudantes de medicina da UFRJ/RJ, bem como, agentes comunitários.

Educadora Física Clarice e fisioterapeuta Miller





Os membros organizadores não utilizam jaleco durante o grupo, visando  diminuir barreira entre o paciente e o profissional de saúde. O local utilizado é o auditório da OTICS Penha, fora de consultório, com estrutura apropriada, dispondo de recursos tais como: ar condicionado, data show, som, acesso a internet, luminosidade.

















Os outros recursos que necessitamos pelo grupo ainda estão sendo disponibilizados por outros serviços que funcionam na clínica, como: a casa de convivência para idosos Carmem Miranda que cede tapetes de ginástica e o Centro de Reabilitação que fornece o  balancinho, bozzu, cama elástica, bola 60 cm e bola 30 cm.

O grupo teve como ideia inicial ser aberto a todos, mas como estamos presenciando um grande número de participantes em um espaço físico limitado estamos revendo a possibilidade de limitar o número de participantes por equipe e o número de sessões por paciente. Sendo a proposta atual a avaliação da autonomia, autocuidado e redução da dor crônica pela equipe multidisciplinar,  revendo então  a indicação individual do grupo para cada paciente.
Toda a programação é feita pela equipe organizadora, desde o preparo do espaço físico e retirada do material com os parceiros até o acolhimento do paciente, identificação na entrada de cada paciente e apresentação da escala visual analógica para avaliação da dor crônica na entrada e questionamento sobre a existência de dor aguda no momento.
  

O encontro do grupo costuma ter duração de duas horas, sendo realizada apresentação, identificação dos participantes com nome, apresentação dos membros, atividades de relaxamento, motricidade  (equilíbrio, lateralidade, alongamento , relaxamento muscular
propriocepção, cognitivo comportamental.

Todos os exercícios são executados de forma dinâmica e lúdica ao som de músicas atuais e antigas, com vários ritmos, que serve como um elemento motivador do grupo, que dança e canta alegremente enquanto executam as diversas atividades. Alternamos  as atividades com momentos de relaxamento e meditação ao som de músicas que remetem a paz e harmonia. Sempre encerramos o grupo com uma reflexão e oração - proposta pelo grupo - onde o usuário que desejar agradece por tudo nessa prece.

A cada semana notamos que os resultados aparecem através dos relatos emocionados que ouvimos e do que observamos: melhora do condicionamento físico, da participação  nas atividades, da socialização, aumento das relações interpessoais, da facilidade de comunicação, da escuta, aumento da autoestima, diminuição do uso de medicamentos, sentimento de pertencimento ao grupo, da alegria, etc. Tudo isso traduz na melhora global na qualidade de vida.

E isso é o que nos motiva a continuar.


0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Nossa Senhora da Penha, 42 - Penha - Rio de Janeiro - RJ

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 19h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3977-7661 / (21) 98464-0393

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...