segunda-feira, 28 de maio de 2012
No dia 30 de maio, acontece o Dia do Desafio, uma competição mundial que tem como objetivo incentivar a prática da atividade física em benefício da saúde e bem-estar.
Sendo assim; convidamos todos os idosos para participar dessa atividade.
Local: Clínica da Família Dr. Felippe Cardoso
Dia: 30.05.2012 Horário; 09:00 hs.
Venha e aproveite para se Vacinar Contra a Gripe !
sexta-feira, 25 de maio de 2012
Dia do Massagista - 25 de maio.
Se você é um Massagista sinta orgulho disso. Porque a profissão de Massagista é reconhecida desde 05 de outubro de 1961. Portanto o reconhecimento legal do Massagista é anterior ao de diversas outras profissões da área da saúde, tais como: Fisioterapeuta, Psicólogo, Enfermeiro etc.
Infelizmente a lei que regulamenta a profissão de massagista está desatualizada. Isso não quer dizer que a massagem deixa de ser uma profissão regulamentada. Pois isto não é um privilegio somente do massagista.
Devido a ligação ao termo "Massagista" a outras atividades de cunhos sexuais, prostituição masculina e feminina, muitos profissionais da Massagem se auto-denominam 'Massoterapeutas'. Porém é importante lembrar que a profissão é de MASSAGISTA, regulamentada em nosso pais através de uma lei federal. Enquanto MASSOTERAPIA é o uso da massagem como Terapia. E o Massoterapeuta é o individuo que sendo Massagista profissional, pois é isso que determina a lei federal, é aquele que faz uso da massagem com fins terapêuticos.
Como a profissão de Massagista já é regulamentada, por lei federal, o que deve ser feito é modificações nesta lei, adequando-a para realidade social atual, e a colocar em prática em prol dos interesses dos diversos profissionais de massagem, das várias linhas, em todo o nosso pais. Inclusive entre as terapias denominadas de alternativas, complementares e/ou holísticas no Brasil a única regulamentada como profissão é a MASSAGEM, cujo profissional é o MASSAGISTA. Nenhuma outra atividade terapêutica holística é regulamentada como profissão.
Nem mesmo a Acupuntura, que é somente reconhecida para prática complementares em diversas profissões da área da saúde, através de resoluções dos seus conselhos de classe, que por sua vez se limitam aos seus registrados em caráter profissional.
Como o Massagista é um profissional amparado por lei federal e a massagem é seu instrumento de trabalho, é obvio, que outros profissionais, sem habilitações em massagem, mesmo da área da saúde, não tem o direito do exercício profissional como Massagista.
Curiosidade
Você sabia que há mais de 60 tipos de massagem?
Quanto menciona-se '60 tipos', o que na realidade se quer transmitir é que há mais de 60 tipos de terapias complementares que incluem a prática da massagem na terapêutica pois cada tipo de massagem tem um fundamento próprio e atua em partes diferentes do corpo.
quinta-feira, 24 de maio de 2012
Clínica da Família Felippe Cardoso recebe mais um CRCQ
Nesta data, 22 de maio, a Clínica da Família Felippe Cardoso, recebeu das mãos da gerente do Prosad - Programa de Adolescente da SMSDC - Dra. Dilma Cupti de Medeiros -, mais uma certificação da equipe do CRCQ - Certificado de Reconhecimento ao Cuidado de Qualidade.
A gerente do Prosad, junto com sua assessora Regina Brandão Caetano e a representante da CAP 3.1/DAPS, Margarida Maria, realizou entrevista com a gerente da CF Felippe Cardoso, Letícia Thomaz e a enfermeira Sarah de Souza, enfatizando as ações realizadas pela unidade em relação ao acolhimento, ao cuidado e orientação aos adolescentes e jovens atendidos pelos profissionais da CF Felippe Cardoso.
Ao final, para grande alegria de todos os profissionais da CF Felippe Cardoso, a unidade recebeu a certificação!
Parabéns CF Felippe Cardoso, por mais esse reconhecimento! Ao todo, foram recebidos 8 CRCQs!
Enfermeira Sarah e gerente Letícia Thomaz
com os bottons do CRCQ
gerente do Prosad - Dra. Dilma Cupti de Medeiros,
Regina Brandão, Margarida, Letícia e Sarah
entrevista
CF Felippe Cardoso - Unidade de Saúde Parceira do
Adolescente e do Jovem
Enfermeira Sarah - recebendo o botton
gerente Letícia Thomaz
quinta-feira, 17 de maio de 2012
Comemoração do Dia das Mães
A Clinica da Família Felippe Cardoso comemorou o Dia das Mães no dia 12 de maio. As equipes da unidade (Irmã Paula,Penha, Caracol e Quatro Bicas) e as equipes de Saúde Bucal organizaram o evento (TSB Juliana Chvaigeit, ACS Norma Buther e a dentista Carolina Mesabarba).
O evento contou com a participação muitas mães. Foi servido um almoço, ao som das músicas do ACS Robson e um delicioso bolo foi servido.
A poetiza Sra. Guaraciara leu um poema para todas as mães sob forte emoção.
Poema:
MINHA ESTRELA
Certa noite, olhei para o infinito
e contando as estrelas,
uma a uma,
encontrei uma muito especial,
dentro de toda a constelação,
do cruzeiro do sul.
Tinha um brilho especial,
e os meus olhos ficaram radiantes,
e com muito brilho ...
Quando senti aquela minuscula estrela,
as minhas mãos ficaram trêmulas,
sentei e afaguei-a no meu colo,
imediatamente levei-a
para um porto seguro, onde o abraço,
é um enorme acalanto,
onde a união e o amor,
caminham lado a lado,
revestido pelas emoções,
de um ser magnífico;
ÉS VOCÊ MAMÃE !
Sra. Guaraciara e a ACS Norma
Reunião na CF Felippe Cardoso sobre PMAQ
Nesta quarta feira (16.05) aconteceu uma reunião na CF Felippe Cardoso para falar sobre o PMAQ-AB.
Caroline Cruz e Solange Rangel ( coordenadoras de Saúde da Família e Apoiadoras Institucionais) informaram aos presentes o funcionamento do PMAQ-AB.
O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica é um Programa que procura induzir a instituição de processos que ampliem a capacidade das gestões federal, estaduais e municipais, além das Equipes de Atenção Básica, em ofertarem serviços que assegurem maior acesso e qualidade, de acordo com as necessidades concretas da população.
O Programa busca induzir a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da atenção básica, com garantia de um padrão de qualidade comparável nacional, regional e localmente de maneira a permitir maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas à Atenção Básica em Saúde em todo o Brasil.
O PMAQ está organizado em quatro fases que se complementam e que conformam um ciclo continuo de melhoria do acesso e da qualidade da AB (Adesão e Contratualização; Desenvolvimento; Avaliação Externa; e Recontratualização).
A primeira fase do PMAQ consiste na etapa formal de adesão ao Programa, mediante a contratualização de compromissos e indicadores a serem firmados entre as Equipes de Atenção Básica com os gestores municipais, e destes com o Ministério da Saúde num processo que envolve pactuação local, regional e estadual e a participação do controle social.
A segunda fase consiste na etapa de desenvolvimento do conjunto de ações que serão empreendidas pelas Equipes de Atenção Básica, pelas gestões municipais e estaduais e pelo Ministério da Saúde, com o intuito de promover os movimentos de mudança da gestão, do cuidado e da gestão do cuidado que produzirão a melhoria do acesso e da qualidade da Atenção Básica. Esta fase está organizada em quatro dimensões (Autoavaliação; Monitoramento; Educação Permanente; e Apoio Institucional).
A terceira fase consiste na avaliação externa que será a fase em que se realizará um conjunto de ações que averiguará as condições de acesso e de qualidade da totalidade de municípios e Equipes da Atenção Básica participantes do Programa.
E, finalmente, a quarta fase é constituída por um processo de pactuação singular das equipes e dos municípios com o incremento de novos padrões e indicadores de qualidade, estimulando a institucionalização de um processo cíclico e sistemático a partir dos resultados alcançados pelos participantes do PMAQ.
Caroline Cruz, Solange Rangel, Letícia Thomas e Márcia Reis.
quarta-feira, 16 de maio de 2012
16 de maio - Dia do Gari.
Pense num trabalho ingrato e sujo!Garis são esses homens que passam dia e noite vasculhando as ruas, à cata de entulhos.
Compenetrados, cabeças baixas, tentando esconder-se dos olhares de pessoas que passam, atentos ao que estão fazendo, no nosso benefício, eles apenas trabalham.
Sempre os encontramos, inclusive nos veículos coletores de lixo.
Mas eles passam despercebidos, como se fossem apenas sombras, pessoas excluídas e invisíveis, enfrentando intempéries, cães ferozes, perigos de contaminação com cortes de cacos de vidros e produtos ácidos, contaminações do lixo hospitalar e outros tipos de desgraças, eles nos prestam um inestimável serviço.
Somos desatenciosos com esses laboriosos e silenciosos trabalhadores do nosso cotidiano.
Nunca nos aproximamos deles.
Vemo-los como se fossem portadores de doenças transmissíveis pelo simples olhar, pelo sorriso, pelas mãos sujas e calejadas, pelas roupas surradas.
Não é tarefa fácil correr oito horas de dia ou de noite, no sol ou na chuva, atrás de um caminhão coletor do nosso lixo.
Pense na sua residência sem coleta de lixo!
Faça uma experiência. Deixe-a com lixo acumulado durante apenas quinze dias.
Depois me conte o resultado.
Nunca os cumprimentamos, com medo de comprometermos nossa imunidade ou identidade pessoal.
Talvez eu até já tenha pensado: que me importa o lixeiro!
Entretanto, eles têm sentimentos, famílias, religiosidades, falam, sofrem, sorriem,
sonham com uma vida melhor.
Têm fé e esperança nos seus corações de seres humanos.
Da próxima vez que você tiver oportunidade, dê um bom dia para o gari.
Este gesto não fará esse humilde trabalhador mais rico ou mais pobre, mas, asseguro que tocará direto no fundo do seu coração, por ter sido considerado uma pessoa. Por ter sua presença notada.
O gari é nosso irmão.
A Clínica da Família Felippe Cardoso parabeniza á todos esses trabalhadores que tanto faz pela limpesa das nossas Comunidades.
terça-feira, 15 de maio de 2012
Dia Internacional da Família - 15 de maio
O dia da família é uma data internacionalmente conhecida, comemorada em 15 de maio, desde 1994. Nesta data, a ONU (Organização das Nações Unidas) celebrou o ano internacional da família, através do tema “Família, Capacidades e Responsabilidades num Mundo em Transformação”.
A família é composta por pessoas ligadas através de laços sanguíneos, constituída por todos os parentescos, como pais, avós, tios, primos, netos, sobrinhos, dentre outros.
Antigamente as famílias eram patriarcais, se apresentavam com um núcleo composto por marido, mulher e filhos. Os pais eram muito distantes dos filhos, quase não conversavam com os mesmos e eram tidos como os chefes das famílias, tendo que ser respeitados por todos. Era um tempo muito severo.
Hoje em dia as famílias se transformaram muito, em razão das mudanças socioculturais, econômicas e religiosas. Os fatores que mais influenciaram na transformação das famílias foram as modernidades, as conquistas da mulher no mercado de trabalho. As mulheres não se encontram mais dependentes dos maridos, conseguem se manter financeiramente e por isso o número de divórcios aumentou muito nos últimos anos.
Nesta data é importante que as pessoas revejam seus conceitos sobre família, assim como os papéis de cada um dentro dessa, pois temos visto problemas familiares sérios, em razão das pessoas casarem e não assumirem suas responsabilidades dentro do lar. São homens que priorizam outras atividades e deixam mulheres e filhos sozinhos em casa, assim como mulheres que não querem assumir o papel de esposa, tomando as responsabilidades da casa, mesmo trabalhando fora.
É muito importante a vida em família, pois as pessoas necessitam umas das outras. Além disso, compartilhar momentos de afetividade com os parentes só faz bem para as pessoas, traz proximidade, calor humano, harmonia, amor, carinho, sentimentos que as pessoas precisam para serem felizes.
sexta-feira, 11 de maio de 2012
13 de Maio - Dia das Mães !
A Clinica da Família Felippe Cardoso homenageia a todas as mães deste imenso Brasil com este poema e deseja um Feliz Dia das Mães!Mãe! hoje eu volto a te ver na antiga sala
onde uma noite te deixei sem fala
dizendo adeus como quem vai morrer.
E me viste sumir pela neblina,
porque a sina das mães é esta sina:
amar, cuidar, criar e depois perder.
Perder o filho é como achar a morte.
Perder o filho quando, grande e forte,
já podia ampará-la e compensá-la.
Mas nesse instante uma mulher bonita,
sorrindo, o rouba, e a velha mãe aflita
ainda se volta para abençoá-la.
Assim parti, e nos abençoaste.
Fui esquecer o bem que me ensinaste,
fui para o mundo me deseducar.
E tu ficaste num silêncio frio,
olhando o leito que eu deixei vazio,
cantando uma cantiga de ninar.
Hoje volto coberto de poeira
e te encontro quietinha na cadeira,
a cabeça pendida sobre o peito.
Quero beijar-te a fronte, e não me atrevo.
Quero acordar-te, mas não sei se devo,
não sinto que me caiba este direito.
O direito de dar-te este desgosto,
de te mostrar nas rugas do meu rosto
toda a miséria que me aconteceu.
E quando vires e expressão horrível
da minha máscara irreconhecível,
minha voz rouca murmurar:''Sou eu!"
Eu bebi na taberna dos cretinos,
eu brandi o punhal dos assassinos,
eu andei pelo braço dos canalhas.
Eu fui jogral em todas as comédias,
eu fui vilão em todas as tragédias,
eu fui covarde em todas as batalhas.
Eu te esqueci: as mães são esquecidas.
Vivi a vida, vivi muitas vidas,
e só agora, quando chego ao fim,
traído pela última esperança,
e só agora quando a dor me alcança
lembro quem nunca se esqueceu de mim.
Não! Eu devo voltar, ser esquecido.
Mas que foi? De repente ouço um ruído;
a cadeira rangeu; é tarde agora!
Minha mãe se levanta abrindo os braços
e, me envolvendo num milhão de abraços,
rendendo graças, diz:
"Meu filho!", e chora.
E chora e treme como fala e ri,
e parece que Deus entrou aqui,
em vez de o último dos condenados.
E o seu pranto rolando em minha face
quase é como se o Céu me perdoasse,
me limpasse de todos os pecados.
Mãe! Nos teus braços eu me transfiguro.
Lembro que fui criança, que fui puro.
Sim, tenho mãe! E esta ventura é tanta
que eu compreendo o que significa:
o filho é pobre, mas a mãe é rica!
O filho é homem, mas a mãe é santa!
Santa que eu fiz envelhecer sofrendo,
mas que me beija como agradecendo
toda a dor que por mim lhe foi causada.
Dos mundos onde andei nada te trouxe,
mas tu me olhas num olhar tão doce
que , nada tendo, não te falta nada.
Dia das Mães! É o dia da bondade
maior que todo o mal da humanidade
purificada num amor fecundo.
Por mais que o homem seja um ser mesquinho,
enquanto a Mãe cantar junto a um bercinho
cantará esperança para o mundo!
Giuseppe Ghiaroni (autor)
ACS - Gestante equipe Uanapú.
Obs.: 1ª foto - ASCs mãe e filha. Eliana e Thirzá. Equipes Uanapú e Cascatinha.
quinta-feira, 10 de maio de 2012
10º Congresso Internacional - REDEUNIDA
Como é de costume a Clínica da Família Felippe Cardoso não poderia deixar de participar do 10º Congresso Internacional - REDE UNIDAS.Educação, Saúde e Participação: Ousadia de construir redes produtoras de vida no cotidiano. Vejam as fotos !
Visita ao Teleférico - Alemão e a Clinica da Família Zilda Arne