Nossas Metas
SIAB - Sistema de Informação de Atenção
Básica
O SIAB foi desenvolvido como
instrumento gerencial dos Sistemas Locais de Saúde e incorporou em sua
formulação conceitos como território, problema e responsabilidade sanitária,
completamente inserido no contexto de reorganização do SUS no país, o que fez
com que assumisse características distintas dos demais sistemas existentes.
O SIAB produz relatórios que
auxiliam as próprias equipes, as unidades básicas de saúde às quais estão
ligadas e os gestores municipais a acompanharem o trabalho e avaliarem a sua
qualidade.
Os relatórios que o SIAB
emite permitem conhecer a realidade sócio-sanitária da população acompanhada,
avaliar a adequação dos serviços de saúde oferecidos e readequá-los, sempre que
necessário - e, por fim, melhorar a qualidade dos serviços de saúde.
As equipes de saúde da
Felippe Cardoso estão sendo instadas a melhorar os registros do SIAB,
instrumento fundamental de análise da Rede de Atenção Primária de Saúde no Rio
de Janeiro. Ao mesmo tempo em que temos que garantir a qualidade da informação
está em plena fase de mudanças do prontuário eletrônico na AP 3.1 com a
introdução do PRIME que se encontra em fase de implantação nas unidades. Na
fase atual do processo estamos sujeitos a falhas dE registro, sendo necessário
o preenchimento de dois instrumentos para que possamos acompanhar e avaliar a
implantação do sistema PRIME.
Segue as tabelas com as duas
fontes de dados os instrumentos de papel de levantamentos de dados do SIAB e a
informação oferecida pelo prontuário eletrônico.
1)
ACS: Antes da consulta no Call Center
verificar se o CPF do paciente já esta cadastrado.
2)
ACS: Atualizar os cadastros, atualizar as Ficha
A e B impressas e as mesmas no sistema colocando dados como endereço,
vinculando todas as famílias a equipe.
3)
O enfermeiro deverá semanalmente monitorar a
atualização das fichas impressas e no sistema, ressaltando em planilha própria as
principais pendências por família, morbidades, situações de vulnerabilidade. Mensalmente
com a gerência.
4)
Médico, enfermeiro e dentista devem ressaltar
a importância do CPF para completar o cadastro do paciente na hora da consulta
ou VD.
5)
Somente em casos de urgência atender pessoas
fora da área.
6)
Em casos que o cadastro não tenha migrado da
área antiga, a equipe deverá comunicar a antiga equipe para desvincular a
família da sua área para que possa ser inserida na área nova. Esta comunicação
deverá ser feita diariamente pessoalmente e por email para que todos da equipe
antiga tenham conhecimento das famílias que precisam ser desvinculadas a área.
7)
Em casos que a pessoa não tenha cadastro
definitivo e venha a unidade para ser atendida. O ACS do Call Center deverá
anotar os dados da família (documentos) e passar para o ACS responsável. O
cadastro deverá ser atualizado no mesmo dia ou em até 5 dias.
Prazos: Julho:
no mínimo 30% (60 cadastros) de cadastros atualizados no PRIME, Ficha A e B.
Agosto:
No mínimo 60% (90 cadastros) de cadastros atualizados no PRIME, Ficha A e B
Setembro:
no mínimo 90% (120 cadastros) de cadastros atualizados no PRIME, Ficha A e B
Estratégias para
Alcançar a Meta:
1) A equipe deverá ter todas as suas
consultas agendadas no sistema, médica, enfermeiro e dentista.
2) A agenda no PRIME deverá ser replicada
mensalmente pela equipe.
3) A equipe (médico, enfermeiro e
dentista) deve organizar suas agendas de maneira que todos atendam demanda
espontânea e programada.
Prazo:
Agosto, setembro e outubro
Monitoramento: Semanalmente pela gerência.
Estratégias
e responsáveis para Alcançar a Meta:
1) A Equipe com 4.000 pessoas cadastradas
deverá fazer 1.040 visitas em 3 meses, 358 por mês somando todos os integrantes
da equipe.
2) TODOS os membros da equipe deverão realizar
visitas domiciliares semanalmente, colocar todos os registros no PRIME no mesmo
dia.
Prazo: agosto, setembro e outubro.
Monitoramento: Dia
10, 20 e 30 de cada mês pela gerência, gerando relatório do PRIME e discutindo
junto com o profissional seus dados no sistema.
Estratégias para Alcançar a
Meta:
1)
A equipe deverá realizar no mínimo 4 grupos por
mês.
2)
Estão incluídos os grupos realizados em
escolas, creches, igrejas e espaços fora da unidade.
3)
Cada grupo deverá ser lançado no sistema no
mesmo dia que aconteceu, a equipe deverá escolher um responsável em cada grupo
para esta ação.
4)
As equipes deverão realizar grupos mensais
de: Planejamento Familiar, Saúde do Adulto (HA e DM), Gestantes, Crianças,
Saúde na escola, Saúde da Mulher (entrega de preventivos), Escovação.
Prazo:
agosto, setembro e outubro.
Monitoramento: Dia
10, 20 e 30 de cada mês pela gerência, gerando relatório do PRIME e discutindo
junto com o profissional seus dados no sistema.
Estratégias para Alcançar a
Meta:
1)
Distribuir por equipe ou para cada preceptor
uma carteira de serviços impressa para que cada uma possa colocar as ações que
já realizam.
2)
Analisar por equipe o que falta em cada
equipe para atingir a meta.
3)
Realizar treinamento em serviço com os RTs
com médicos e enfermeiros que precisarem.
4)
Analisar se na unidade tem material para
realizar todos os procedimentos necessários.
Monitoramento:
Mensalmente todo dia 25 de cada mês pela gerência.
Estratégias para Alcançar a
Meta:
1)
Fazer levantamento do numero de mulheres
cadastradas dentro da faixa etária, relatório do PRIME .
2)
A equipe deverá organizar a sua vigilância em
saúde dos grupos programados, através de planilha com nome, idade, data do
último exame. O relatório da variável 3 já esta fornecendo estes dados.
3)
Inserir no sistema em exames complementares o
resultado do exame de preventivo de todas as mulheres dentro da faixa etária
que já realizaram o exame na unidade nos últimos 3 anos.
4)
Nas visitas domiciliares o ACS deverá fazer a
busca ativa de todas as mulheres dentro da faixa etária e anotar o resultado e
data do último exame.
Prazo 10%
das mulheres (90 mulheres) em agosto, 10% das mulheres ( 90 mulheres) em setembro
e 10% das mulheres ( 90 mulheres) em outubro.
Monitoramento:
Dia 10, 20 e 30 de cada mês pela gerência, gerando relatório do PRIME e
discutindo junto com o profissional seus dados no sistema.
Estratégias para Alcançar a
Meta:
1)
Planilha nominal com todos os diabéticos da
equipe separada por microárea, data da última consulta com enfermeiro ou médico
da equipe e se fazem uso de insulina. O relatório da variável 3 já fornece este
dado.
2)
Médico e enfermeiro inserir Linha de Cuidado
para todos os diabéticos da área no Sistema.
3)
Os ACS deverão sinalizar como doença referida
no cadastro e depois atualizar as fichas B no sistema.
4)
Planejar consultas do médico e da enfermeira
para o mesmo dia e atualizar as fichas B dos diabéticos de difícil acesso em
casa, para os próximos 4 meses.
Prazo:
agosto, setembro e outubro
Monitoramento:
Dia 10, 20 e 30 de cada mês pela gerência, gerando relatório do PRIME e
discutindo junto com o profissional seus dados no sistema.
1)
Planilha nominal com todos os hipertensos da equipe separada por microárea,
data da última consulta com enfermeiro ou médico da equipe e valor da PA. O
relatório da variável 3 já fornece este dado.
2)
Médico e enfermeiro inserir Linha de Cuidado para todos os hipertensos da área
no Sistema.
3) Os
ACS deverão sinalizar como doença referida no cadastro e depois atualizar as
fichas B no sistema
4)
Registrar o valor da PA de todos os hipertensos que participarem de grupo, consultas
ou estiverem na unidade.
5)
Cada técnico de enfermagem irá registrar o valor da PA de seus cadastrados na
Clínica ou em VD. A partir de agosto.
Prazo:
agosto, setembro e outubro.
Monitoramento:
Dia 10, 20 e 30 de cada mês pela gerência, gerando relatório do PRIME e
discutindo junto com o profissional seus dados no sistema.
Estratégias para Alcançar a
Meta:
1)
Planilha nominal com todas as crianças de até 2 anos da equipe separada por
microárea, data da última consulta com enfermeiro ou médico da equipe, data da
participação do último grupo, cartão espelho de vacina na unidade. O relatório
da variável 3 já fornece este dado.
2)
Médico e enfermeiro inserir Linha de Cuidado para todas as crianças da área no
Sistema.
3)
Técnicos de enfermagem: TODAS as crianças deverão ter seu cartão espelho na
equipe e uma cópia grampeada na ficha C para que seja atualizado na visita pelo
ACS junto com atualização da Ficha .
4)
Técnico, enfermeiro e médico: Atualizar
todos os cartões espelhos no sistema durante a consulta de puericultura.
Prazo: 31
de agosto 70% dos cartões dos menores de 2 anos no PRIME, com base na
quantidade de crianças informadas pela equipe no ultimo SIAB.
Monitoramento:
Dia 10, 20 e 30 de cada mês pela gerência, gerando relatório do PRIME e
discutindo junto com o profissional seus dados no sistema.
Estratégias para Alcançar a
Meta:
1) Planilha
nominal com todas as crianças de 2 a 6 anos da equipe separada por microárea,
cartão espelho de vacina na unidade.
2)
Médico e enfermeiro inserir Linha de Cuidado para todas as crianças da área no
Sistema.
3)
Técnicos de enfermagem: TODAS as crianças deverão ter seu cartão espelho na
equipe e uma cópia grampeada na ficha C para que seja atualizado na visita pelo
ACS.
4)
Técnico, enfermeiro e médico: Atualizar
todos os cartões espelhos no sistema
5)
Se necessário fazer mutirão de atualização no sistema de cartão espelho num
sábado.
Prazo: 30%
das crianças em setembro e 25% em outubro.
Monitoramento:
Dia 10, 20 e 30 de cada mês pela gerência, gerando relatório do PRIME e
discutindo junto com o profissional seus dados no sistema.
Estratégias para Alcançar a
Meta:
1)
Planilha nominal com todos as gestantes da equipe, data da última consulta com
enfermeiro ou médico, valor de exames.
2) Todas
mulheres com exame de TIG positivo deverão ter sua consulta agendada de
pré-natal para no máximo 1 semana.
3) Médico
e enfermeiro inserir na Linha de Cuidado para todas as gestantes da área no
Sistema.
4)
Atualizar todos os cadastros das gestantes e fichas B no sistema ( 100% por
mês)
Prazo: agosto,
setembro e outubro
Monitoramento:
Dia 10, 20 e 30 de cada mês pela gerência, gerando relatório do PRIME e
discutindo junto com o profissional seus dados no sistema.
Estratégias para Alcançar a
Meta:
1)
Incluir na planilha nominal de crianças até 2 anos da equipe, DN, data da última consulta com enfermeiro ou
médico da equipe, data da participação do último grupo, cartão espelho de
vacina na unidade. . O relatório da variável 3 já fornece este dado.
2)
Cadastrar a criança no mês que ela nasceu, atualizar ficha A e fichas B no
sistema.
3) Médico
e enfermeiro inserir Linha de Cuidado para todas crianças da área no Sistema
4)
Registrar de maneira correta consulta de puericultura.
Prazo:
agosot, setembro e outubro
Monitoramento:
Dia 10, 20 e 30 de cada mês pela gerência, gerando relatório do PRIME e
discutindo junto com o profissional seus dados no sistema.
Estratégias para Alcançar a
Meta:
1) Todas
as guias de referência deverão ser impressas pelo sistema.
2) A
equipe deverá fazer uma lista nominal dos pacientes que foram encaminhados a
atenção secundária, data de solicitação e data de liberação.
Prazo: agosto
e setembro.
Monitoramento:
Dia 10, 20 e 30 de cada mês pela gerência, gerando relatório do PRIME e
discutindo junto com o profissional seus dados no sistema.
Estratégias para Alcançar a
Meta:
1)
Verificar hoje a nossa taxa de absenteísmo com a CAP
2) relatório
gerado pelo SISREG.
Prazo: 31
de julho.
Monitoramento: mensalmente
pelo SISREG