sexta-feira, 19 de agosto de 2011

11º Conferência Distrital de Saúde AP 3.1

Uma conferência Inesquecível, com muita animação e informação !
A gerente do Otcis Penha, Izamar, Letícia, nossa gerente, Dr. Daniel Soranz, Subsecretário de Saúde, e Leandro, nosso  gerente.

Ontem, dia 18 de agosto de 2011, ocorreu a XI Conferência do Conselho Distrital da AP 3.1, na FIOCRUZ, com a presença do Subsecretário de Saúde, Dr. Daniel Soranz, e os representantes das unidades local, durante todo o dia. 

Foram abordados vários assuntos para melhoria no trabalho das clínicas da família de nossa área, como: propostas de Clínicas da Família em determinadas áreas, reestruturação do Sistema de Regulação, ampliação de acesso do SAMU em favelas, ampliação da rede de Saúde Mental, garantia de referências para UPA's. Também foi trabalhado neste dia como apresentação e tendas de alimentação saudável, cuidados com a Dengue em forma teatral, apresentação musical com o Hino da Bandeira Nacional e feira artesanatos!




 Grupo da Melhor idade  se preparando para a apresentação !


 Auricultura

Artesanatos



Alimentação saudável: delicioso suco sendo preparando, de maracujá com couve!



Cuidados com DST's: Qualquer homem pode usar  a camisinha!


 A Banda !




 A Mosquita da Dengue!




 

Olha a Chuva !!... é Mentira !




                     


Conferencia ( Daniel Soranz )


Resumo da Conferência pela ACS Adriana Aquino

Colocações da Mesa:

  • A idéia da conferência é defender e avançar na construção de um sistema público (SUS) para todos; Então, usuário, população e gestão tornam-se pessoas qualificadas a dizer o que necessita o sistema.
  • Antigamente este encontro chamava-se GEL (Grupo Executivo Local), um movimento de integração social que se reunia no Hospital Geral de Bonsucesso, e a área era conhecida como AP 3, pois ainda não havia a divisão de áreas.
  • O espírito do SUS é garantir o acesso a todos na ciência, na qualidade de atendimento e no acesso ao acolhimento.
  • As áreas da AP 3.1 são de maior Vulnerabilidade Social intensa e a Atenção Primária esta sendo priorizada com extrema necessidade na região metropolitana como: A Rede Cegonhas, Saúde Mental, Oncologia e Álcool e Drogas.
  • Temos hoje uma abertura de 54% dos aglomerados subnormais e até o final do ano chegaremos a 60% com a inauguração das clínicas em Parada de Lucas, Penha (Avenida Brás de Pina) e em Braz de Pina; e para o próximo ano o Complexo da Maré (Que é a esfinge).
  • Atualmente 46% do que é arrecadado pelo governo vai para dívida pública e 4% para a área da saúde, por isso a Fio Cruz, neste momento encontra-se em greve com 70% de adesão e acreditam obter um resultado positivo neste sentido.

Colocação do Sub Secretário de Atenção Primária:

O Município do Rio de Janeiro é a população que mais gasta com saúde, temos as maiores mortalidades maternas e infantis; O menor desempenho no índice da tuberculose; O município do Rio tem uma das maiores redes de Hospitais Federais e Municipais, com o passar do tempo foi se aderindo ao sistema de saúde várias tecnologias desnecessárias como, por exemplo: investiu-se em medicamentos onde não se tinha certeza de sua eficácia, máquinas que poderiam permitir visualizações diversas como a ressonância (Que submete o cidadão à exposição desnecessária a radiação). Existem interesses claros na sociedade para que o sistema não funcione, assim como existem políticos que precisam da crise na saúde para se candidatar.

Linhas Estratégicas para 2011:

  • Gestão Clínica.
  • Gestão do acolhimento e qualificação dos profissionais – Hoje somos ainda muito burocráticos com as pessoas que procuram a rede.
  • Inovação e simplificação na prestação dos cuidados – Cursos técnicos para agentes de saúde.

Um dos motivos que fizeram com que a AP 3.1 fosse a frente foi a organização:

  • Cliníca da Família Dr. Felippe Cardoso - É uma unidade que compete com qualquer outro sistema (como plano de saúde, hospitais, etc), é a unidade que mais vacina e tem resultados concretos para apresentar.
 
“Precisamos Mudar e rever o jeito de se trabalhar no Sistema de Saúde”.
Daniel Soranz

Definições:

Atenção Primária - Atenção essencial à saúde baseada em tecnologia e métodos práticos, cientificamente comprovados e socialmente aceitáveis, tornados universalmente acessíveis a indivíduos e famílias na comunidade por meios aceitáveis para eles e a um custo que tanto a comunidade como o país possa arcar em cada estágio de seu desenvolvimento, um espírito de autoconfiança e autodeterminação. É parte integral do sistema de saúde do país, do qual é função central, sendo o enfoque principal do desenvolvimento social e econômico global da comunidade. É o primeiro nível de contato dos indivíduos, da família e da comunidade com o sistema nacional de saúde, levando a atenção à saúde o mais próximo possível dos locais onde as pessoas vivem e trabalham, constituindo o primeiro elemento de um processo de atenção continuada à saúde.

Vulnerabilidade - A vulnerabilidade social avalia a dimensão social do adoecimento, utilizando-se indicadores capazes de revelar o perfil da população no que se refere ao acesso à informação, gastos com serviços sociais e de saúde, acesso aos serviços de saúde, coeficiente de mortalidade de crianças menores de cinco anos, a situação da mulher, o índice de desenvolvimento humano e relação entre gastos com educação e saúde. 

Aglomerado Subnormal - Constitui-se um aglomerado subnormal um conjunto de unidades habitacionais (barracos, casas...), ocupando ou tendo ocupado até um período recente, terrenos de propriedade alheia (pública ou particular) dispostos, em geral de forma desordenada, densa e carente, em sua maioria, de serviços públicos essenciais. 

Esfinge - A esfinge egípcia é uma antiga criatura mística usualmente tida como um leão estendido com uma cabeça humana, usualmente a de um faraó. Também usada para demonstração de poder, assim como as pirâmides no Egito.



Um comentário:

  1. Amei participar da quadrilha com vcs!!!
    Foi uma honra muito grande comemorar mais uma conferência ao lado das pessoas que fazem valer a pena no nosso trabalho.
    Um beijo a toda quadrilha Felipe Cardoso!!!!

    Ass: Dona Mosquitona
    (Rosiléa Antunes- responsável Técnico da Vigilância Ambiental AP 3.1)

    ResponderExcluir

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Nossa Senhora da Penha, 42 - Penha - Rio de Janeiro - RJ

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 19h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3977-7661 / (21) 98464-0393

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...