CF Felippe Cardoso

Av. Nossa Senhora da Penha, 42 - Penha - Rio de Janeiro - RJ | CEP: 21070-390
☎ Telefone: (21) 3977-7661 / (21) 98464-0393
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h - Sábado das 08h às 12h
Gerente: Janaina Balmant | CNES 6664075 - ESF: 13 | ESB: 06

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

terça-feira, 30 de abril de 2013

GRUPO DE HIPERTENSÃO DA EQUIPE TRÊS REIS

GRUPO DE HIPERTENSÃO DA EQUIPE TRÊS REIS

Toda sexta feira,a equipe Três Reis realiza um grupo de hipertensão com a Drª Vanessa Malheiro,onde orienta sobre a alimentaçao saudável para os hipertensos e informa a importância que ter uma boa rotina de atividades físicas na vida.








PARCERIAS FELIPPE CARDOSO

PARCERIAS FELIPPE CARDOSO

Foi realizado próximo a Praça São Lucas, na semana passada, um evento com vários parceiros (listados abaixo) da CF Felippe Cardoso com o objetivo de  orientar à população sobre diversos assuntos.
Os profissionais do Corpo de Bombeiro fizeram palestras sobre primeiros socorros; profissionais da ONG CRESAM - Centro de Referência à Saúde da Mulher - forneceram várias orientações sobre a importância do cuidado da mulher; integrantes  do grupo AfroReggae,  apoiaram com atividades culturais.
Os profissionais da CF Felippe Cardoso - agente comunitária Nívea e a técnica de saúde bucal Juliana, distribuíram de kits odontológicos.























sexta-feira, 26 de abril de 2013

26 de abril - Dia Nacional da Hipertensão chama a atenção para fatores de risco.

26 de abril - Dia Nacional da Hipertensão chama a atenção para fatores de risco.


Conforme dados divulgados pelo Ministério da Saúde, entre as 20 doenças que mais matam no Brasil, a hipertensão aparece na quinta colocação. Isso representa em números, cerca de 30 milhões de brasileiros (36% dos homens adultos e 30% das mulheres) atingidos, segundo estimativa de 2010 divulgada pela Revista Brasileira de Hipertensão. Por ser uma doença muitas vezes silenciosa, não apresenta sintomas alarmantes ou claramente identificáveis, manifestando-se já em estágio avançado e podendo provocar derrames, doenças do coração, paralisação dos rins e lesões nas artérias. 
Para alertar a população quanto aos riscos da doença, o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, que ocorre nesta sexta, 26 de abril, visa mostrar os perigos causados pela doença e as ações necessárias para evitá-la. 
A hipertensão, de uma forma simplificada, ocorre quando a pressão que o sangue faz na parede das artérias para se movimentar é muito forte. Alguns dos fatores de risco que podem ocasionar o surgimento são: idade, gênero, etnia, excesso de peso ou obesidade, ingestão excessiva de sal e de álcool, sedentarismo, ou ainda fatores genéticos combinados ou não dentro de um contexto de estilo de vida pouco saudável. 
Alguns pontos merecem atenção especial para que se tenha uma ideia das particularidades desta doença. “Com relação à idade, existe um importante dado a ser mencionado, já que nos indivíduos de faixa etária superior a 40 anos, a doença é mais prevalente no sexo masculino, mas apenas até a quinta década de vida, quando as mulheres passam a apresentar taxas mais altas de ocorrência da patologia quando comparadas aos homens”, explica. 
A obesidade é outro fator que favorece o aumento de ocorrência de hipertensão. Recentemente, até as crianças vêm sendo diagnosticadas pelo mal, devido, principalmente, ao excesso de sal, guloseimas e sedentarismo. “A população brasileira possui um padrão alimentar bastante favorável à hipertensão, devido a uma dieta rica em sal, gordura e açúcar, contribuindo para o peso corporal excessivo e consequentemente à elevação da pressão arterial”. Em termos de etnia, também é conhecida a estreita relação entre hipertensão e indivíduos de cor não branca. 
O diagnóstico pode ser realizado de forma bastante simples, através da aferição da pressão arterial. “O aparelho esfigmomanômetro deve estar calibrado e ser manuseado por um profissional treinado”, ressalta. A elevação persistente dos níveis tensionais acima de 140 x 90 mmHg em mais de duas ocasiões diferentes torna-se suficiente para a confirmação do diagnóstico.
 Como evitar a hipertensão
Algumas atitudes como alimentação saudável, prática de atividade física regular, manutenção do peso corporal ideal, restrição do sal, diminuição do consumo de alimentos embutidos, enlatados e em conserva, podem ajudar não só na prevenção da hipertensão arterial, mas também em manter sob controle os níveis tensionais de indivíduos já diagnosticados como hipertensos. Também é fundamental para o controle da doença a redução do tabagismo e de situações estressantes, assim como realizar avaliações médicas regulares. 
Em alguns casos apenas a melhora na qualidade de vida como um todo não é totalmente eficiente, senso necessário associar as boas práticas à terapia medicamentosa, principalmente devido a presença de fatores de risco como possíveis lesões cardiovasculares, renais e oculares.
 Campanha Nacional
A Campanha Nacional contra hipertensão, comemorada todo o dia 26 de abril, tem o objetivo conscientizar a população sobre a prevenção e controle da doença. Com os temas, Quem tem bom coração combate a hipertensão – Eu sou 12 por oito e Menos pressão, a campanha apesar de ter uma data específica para ser lembrada, ocorre durante o ano todo, e conta com diversas celebridades como parceiras na divulgação da causa.

GRUPO DE HIPERTENSÃO - EQUIPE IRMÃ PAULA

GRUPO DE HIPERTENSÃO - EQUIPE IRMÃ PAULA

A equipe Irmã Paula realizou um grupo de hipertensos, contando com a presença de 56 pessoas.
Houve debates sobre o estilo de vida saudável.Após realizamos o agendamento de consulta,renovamos as receitas e exames.
Ao final do evento oferecemos uma ótima e saudável salada de frutas.


 












quinta-feira, 25 de abril de 2013

GRUPO DE TABAGISMO

GRUPO DE TABAGISMO

No dia 24 de abril, foi realizado um grupo de tabagismo,mediado pela Dr Melanie.
Participaram os  usuários das equipes Vila Cruzeiro, Caracol,Irmã Paula e Quatro Bicas que participam de encontros semanais onde recebem orientações, conversam sobre as dificuldades enfrentadas e mediante a história de cada um são incentivados sobre a importância de permanecerem no grupo a fim de superarem o vício do tabaco.
Toda a semana eles  recebem a medicação Niquitim - adesivos transdérmicos, que auxilia no tratamento.





SAÚDE BUCAL - CF FELIPPE CARDOSO

SAÚDE BUCAL - CF FELIPPE CARDOSO


A equipe de Saúde Bucal faz parte da Estratégia de Saúde da Família,participando através da realização de grupos e atendimentos clínicos,visando a promoção,prevenção e recuperação da saúde.
Procedimentos realizados na CF Felippe Cardoso:remoção de cálculo dentário(tártaro),restauração,profilaxia,aplicação de flúor,exodontias simples,entre outros.
Dentistas:Carolina Mezarbarba,Marilia Cavalcante,Leticia de Castro,Claudia Gomes,Raquel Tavares e Adriana Campello.
Técnica de Saúde Bucal(TSB):Juliana Chvaigeit
Auxiliar de Saúde Bucal(ASB):Jucelma Paes,Inês Medeiros,Roselia Cesario,Bárbara Silveira,Rosane de Araújo e Cinthia Nunes
.







Retorno da nossa Gerente.

Retorno da nossa Gerente.

Na manhã desta 4ª feira (24.04.2013) a Clínica da Família Felippe Cardoso recebeu a Gerente Letícia Thomas que estava afastada, se recuperando de uma pequena cirurgia.
Os Agentes de Saúde a receberam com carinho e ternura, pois o sorriso e a sua energia contagiante já estava fazendo falta no meio de todos os profissionais da Clínica.
Seja bem vinda, Letícia !!!!!!!

Foto: Silberto Alves.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

MOMENTO DE FAMA - CASA DE CONVIVÊNCIA PARA IDOSOS

MOMENTO DE FAMA - CASA DE CONVIVÊNCIA PARA IDOSOS


A música está presente em todos os momentos do desenvolvimento humano.Está diretamente ligada às emoções.
Na atividade "Momento de Fama",os idosos expressam suas emoções através da música.Cantando músicas que fizeram parte da sua história de vida.
O objetivo da atividade é proporcionar aos nossos idosos um momento de encontro consigo e com os outros.
Através das músicas lembradas o idoso trabalha a memória,coordenação motora,desinibição,criatividade,equilibrio e acima de tudo um momento de muito prazer.
Professor de música: Jorge Jass







 












Vacinação contra Febre Amarela e Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP)

Vacinação contra Febre Amarela e Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP)


Se você vai viajar para alguma área que tenha risco de transmissão para Febre Amarela, você pode fazer uma viagem tranqüila. Saiba que existe vacina contra febre amarela e ela deve ser aplicada dez dias antes de sua viagem, se você nunca foi vacinado.

Onde se corre risco de pegar febre amarela?
No Brasil, os locais de risco são as regiões de matas e rios das seguintes regiões: todos os Estados da Região Norte e Centro-Oeste, bem como parte da Região Nordeste (Estado do Maranhão, sudoeste do Piauí, oeste e extremo-sul da Bahia), Região Sudeste (Estado de Minas Gerais, oeste de São Paulo e norte do Espírito Santo) e Região Sul (oeste dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul).
As pessoas que moram nestas regiões, ou aqueles que irão viajar para estes locais devem tomar a vacina, caso ainda não tenham feito ou o fizeram há mais de dez anos.

Onde tomar a vacina?

O Ministério da Saúde disponibiliza gratuitamente a vacina em postos de saúde de todos os municípios do país. Esta vacina é muito segura e protege durante 10 anos. Para as pessoas que já foram vacinadas há mais de 10 anos, basta tomar uma dose de reforço e seguir viagem, não sendo necessário esperar 10 dias para garantir sua proteção.
As pessoas vacinadas em Unidades do SUS recebem um comprovante de vacinação que é válido em todo território nacional: é o Cartão Nacional de Vacinação, de cor branca. O comprovante da vacina deve fazer parte de sua bagagem. 
Para viajantes internacionais, vindo ou indo para áreas infectadas, a vacinação contra febre amarela é a única exigência sanitária, conforme publicação regular da Organização Mundial da Saúde/OMS.
Alguns países da América do Sul e da África exigem o Certificado Internacional de Vacinação-CIV, de cor amarela. Para efetuar a troca do cartão de vacinação, deve-se procurar um dos Postos da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em qualquer um dos portos, aeroportos, passagens de fronteiras ou Sedes da Coordenação em todo o território nacional. Apenas o portador poderá solicitar a substituição do cartão, comparecendo ao posto de troca munido de documento oficial com fotografia: Carteira de Identidade, Passaporte ou Cédula Profissional (tipo OAB, CREA, CRF, CRM etc). Para menores de idade é necessária a apresentação da Certidão de Nascimento.
Uma pessoa com febre amarela apresenta nos primeiros dias sintomas parecidos com os de uma gripe. Entretanto, esta é uma doença grave que pode complicar e levar à morte. Os sintomas mais comuns são febre alta e calafrios, mal-estar, vômito, dores no corpo, pele e olhos amarelados, sangramentos, fezes cor de "borra de café" e diminuição da urina.
Na identificação de alguns desses sintomas, procure um médico da unidade de saúde mais próxima e o informe se você viajou, nos últimos 15 dias, para áreas de matas, beiras de rios em qualquer uma das áreas descritas acima.
Se você observar macacos mortos ou doentes próximo ao local onde esteve, comunique à autoridade de saúde mais próxima, pois isso pode indicar que a doença está presente, com risco para as pessoas não vacinadas.
Não há tratamento específico contra a febre amarela, mas a mesma orientação utilizada para dengue deve ser seguida, ou seja, não utilizar medicamentos à base de salicilatos (AAS e Aspirina), já que seu uso pode favorecer o aparecimento de manifestações hemorrágicas. Somente o médico é capaz de diagnosticar e tratar corretamente a doença.

Viajantes internacionais
O Brasil não exige o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia para entrada no país.Aos viajantes com destino ao Brasil, não vacinados ou vacinados há mais de 10 anos contra febre amarela, recomenda-se vacinação àquelas pessoas com destino às áreas de mata das regiões consideradas de risco, conforme o mapa (clique no link) (http://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=27941)
Aos viajantes com destino a outros países, a exigência do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia seguirá as recomendações da Organização Mundial da Saúde, conforme estabelecido no RSI 2005. Acesse a página da OMS (espanhol) http://www.who.int/topics/yellow_fever/es/.
Maiores informações: www.anvisa.gov.br

A Clínica da Familia Felippe Cardoso é dos postos de vacinação.
Av. Nossa Senhora da Penha, 42 - Penha - RJ 


RETINOGRAFIA NA CF FELIPPE CARDOSO

RETINOGRAFIA NA CF FELIPPE CARDOSO


Os preceptores do PRMFC - Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da SMS, lotados na Clínica da Família Felippe Cardoso, participaram de um treinamento no manuseio do  Retinógrafo - com o engenheiro de computação Alan Rodrigo da Empresa Apramed, representante da Canon e responsável pela instalação e treinamento dos profissionais.
Neste aparelho é possível realizar exames de imagem que fotografa as áreas do fundo do olho, como a retina, a coróide, o nervo óptico e os vasos sanguíneos possibilitando acompanhamento e diagnóstico de várias doenças.













Infográfico

12 Grupos de Saúde
em nossa unidade.
2,450,000 Metros Quadrados
é o tamanho da nossa área de abrangência.
28.876 Usuários
beneficiados por nossa unidade.

Como eu Faço

Como eu Faço
Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
Vai Acontecer
Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
Conheça esta história
História contada por um ACS
Saúde nas Escolas
Integração com as escolas e creches locais.
Protagonismo Juvenil
Grupo de adolescentes que apóiam as ações de promoção da saúde existentes na unidade.
Integração
Saúde da Família e Vigilância em Saúde.
Integração
Ensino-Serviço-Comunidade
Academia Carioca
Atividade física diária pode mudar sua vida.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Nossa Senhora da Penha, 42 - Penha - Rio de Janeiro - RJ

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 19h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3977-7661 / (21) 98464-0393

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...