Teve início nesta manhã, 27 de agosto, para profissionais das unidades de saúde da AP 3.1 - território Penha, o Curso de Enfrentamento a Violência Doméstica, organizado pela CAP 3.1: Josiane Santiago (DVS), Lívia Alencar (DVS), Edna Ferreira (apoiadora território Penha) e Vilma Diniz (Apoiadora Território Penha); e as profissionais da OSS Viva Rio Saúde: Laís Araújo e Lidiane Malanquini (Projeto Violência Doméstica - Viva Rio).
Neste primeiro dia, pela manhã, Juliana Guimarães, profissional do Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli - CLAVES/FioCruz - (é um centro de pesquisa, ensino e assessoria, criado em 1989 pela ENSP/FIOCRUZ com o objetivo de investigar o impacto da violência sobre a saúde da população brasileira e latino-americana. Seu nome, Jorge Careli, é uma homenagem a um exemplar funcionário da Fiocruz, barbaramente assassinado pela polícia do Rio de Janeiro, confundido como criminoso), falou sobre os tipos de violência, conceito família x violência, etc.
à tarde, a professora Nara de Macedo, abordou o tema "O papel da Estratégia de Saúde da família no cuidado a pessoa em situação de violência".
O curso terá 40 horas de carga horária - 3 turmas - 5 encontros cada - acontecendo no auditório da Clínica da Família Felippe e no auditório da OTICS Penha.
Também haverá 5 Fóruns no auditório da CAP 3.1 na última quinta feira de cada mês, iniciando em agosto até dezembro.
0 comentários:
Postar um comentário