quinta-feira, 14 de novembro de 2013

DIA MUNDIAL DO DIABETES: MITOS E VERDADES SOBRE A DOENÇA

Nesta quinta-feira, 14 de novembro, é celebrado o Dia Mundial do Diabetes, doença que aflige cerca de 300 milhões de pessoas no mundo e 10 milhões apenas no Brasil. A Organização Mundial de Saúde (MS) estima que esse número duplique até 2030.
Os principais sintomas da doença, caracterizada pelo aumento dos niveis de glicose no sangue, são aumento do volume urinário (acima de 2.500 ml por dia), sensação de sede em demasia, fome excessiva, perda involuntária de peso, fadiga, fraqueza, letargia, prurido cutâneo e vulvar, inflamação conjunta da glande e prepúcio e infecções regulares.
O clínico geral do Centro de Medicina Nuclear da Guanabara, Eduardo Duarte, ressalta que é importante ficar em alerta para evitar o aumento da concentração glicêmica. Vale lembrar que são considerados valores normais até 99 mg/dl. De 100 a 126 mg/dl estamos frente a uma zona limítrofe que é conhecida como intolerância à glicose. Cifras superiores aferidas em diferentes oportunidades selam o diagnóstico.
"Para o diabético a glicemia deve ser controlada diariamente, mas quem não sofre da doença não pode achar que está livre de complicações. Pesquisas apontam que níveis elevados de glicose podem dificultar o fluxo de sangue e causar danos ao coração que podem ser irreversíveis. Em mulheres grávidas, alterações nos níveis de glicose durante a gravidez aumentam risco de desenvolver a doença e apresentar complicações durante a parto", destaca o especialista.
Mitos e verdades
- Não há nada que indique que o gênero determine um risco maior ou menor de incidência da doença. O diabetes está relacionado diretamente a fatores genéticos, obesidade e sedentarismo.
- É mito que o diabético não pode comer nada com açúcar. Se a taxa de glicemia estiver muito acima do padrão, a recomendação médica é evitar ao máximo o açúcar. Mas se a taxa estiver em níveis aceitáveis, ele pode consumir um doce eventualmente.
- A diabetes é uma doença silenciosa, não apresenta sintomas na fase inicial. O único indicativo é o exame de sangue. Apenas em estágio mais avançado é que a doença apresenta sintomas, mas isso pode levar de 10 a 15 anos.
- É mito que todo diabético precisa tomar insulina. Para quem tem diabetes do tipo 1 a aplicação é realmente necessária. Mas para os pacientes do tipo 2, a insulina pode não ser necessária se a doença for detectada e tratada desde o início.
- É mito que a aplicação de insulina causa dependência química. O hormônio é importante para permitir a entrada de glicose na célula, tornando-se fonte de energia.
- Diabéticos devem fazer, de preferência, exercícios leves sob supervisão profissional. Atividades físicas que resultam em grande gasto calórico podem resultar num quadro de hipoglicemia
- Quem tem diabetes deve ficar alerta com situações estressantes, pois contribuem para elevação da taxa de glicose no sangue.


Um comentário:

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Nossa Senhora da Penha, 42 - Penha - Rio de Janeiro - RJ

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 19h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3977-7661 / (21) 98464-0393

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...