As maiores aquisições de uma criança são conseguidas no brinquedo, aquisições que no futuro tornar-se-ão seu nível básico de ação real e moralidade.
Vygotski nos diz que a cultura forma a inteligência e que a brincadeira favorece a criação de situações imaginárias e reorganiza experiências vividas, é através das brincadeiras que a criança aprende a criar significações, a comunicar-se com outros, a tomar decisões, decodificar regras, expressar a linguagem e socializar-se. Nesse sentido é dever de todos garantir à criança o direito de brincar. Esta é a proposta da BRINQUEDOTECA que começa a funcionar na Clínica da Família Dr. Felippe Cardoso, oferecendo para as crianças e moradores do Complexo da Penha um centro lúdico onde possam desenvolver atividades lúdicas e voltadas a arte, desenvolvendo assim suas potencialidades, habilidades e afetividades.
O espaço contempla uma equipe de multi- profissionais: pedagoga, arte e ludo educadora em ambiente que proporciona o acolhimento, o resgate do brincar, e a ludicidade, atendendo crianças,adolescentes/pais/ESTRATÉGIA DE AÇÕES
- Escutar
- Resgate de brincadeiras
- Jogos
- Construção de brinquedos populares
- Contação de histórias
- Confecção de livros
- Teatro de bonecos
- Modelagem com “massinha”
- Pintura
- Desenho livre
- Brincar livre
Coordenação do projeto: Cléo Lima
Arte-educadora: Aline Busatto
0 comentários:
Postar um comentário