quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Novo teste para diagnosticar tuberculose será testado em Manaus

Além da capital amazonense, somente a cidade do Rio de Janeiro foi selecionada para uso da nova tecnologia de diagnóstico.

Manaus e Rio de Janeiro são as duas cidades selecionadas pelo Ministério da Saúde (MS), para implantação, em todo o País, do teste rápido para o diagnóstico da tuberculose pulmonar. Os estudos fazem parte do Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT). O Laboratório Distrital Leste (LDL), da Prefeitura de Manaus, vai começar a realizar os testes a partir da próxima segunda-feira.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Francisco Deodato, em Manaus, além do LDL, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), farão parte do estudo a Policlínica Cardoso Fontes e a Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), ambas unidades da rede estadual de saúde, que devem passar a utilizar o novo método de diagnóstico a partir de abril e maio, respectivamente.
O novo método já recebeu o aval da Organização Mundial de Saúde (OMS). O secretário Francisco Deodato, observa, no entanto, que para implementar o teste no Sistema Único de Saúde (SUS), o Comitê de Incorporação de Tecnologia (Citec), do MS, exige dados nacionais que demonstrem o impacto significativo do método na saúde pública, a um custo acessível e justificável, daí a escolha de Manaus e Rio de Janeiro para a realização deste estudo.
Celeridade
Chamado GeneXpert, o novo método permite chegar ao diagnóstico da doença em menos de duas horas. Outra vantagem é que, além de verificar a presença do bacilo Mycobacterium tuberculosis, o teste também detecta se o paciente é resistente à rifampicina (um dos antibióticos mais eficazes, do esquema de tratamento da doença).
Atualmente, para testar a suscetibilidade do paciente aos medicamentos antimicrobianos, que tratam a tuberculose, utiliza-se o exame de cultura, cujo resultado leva de quatro a oito semanas para ficar disponível. O coordenador da Equipe Técnica de Ações de Controle da Tuberculose, da Semsa, Jair Pinheiro, afirma que a tendência é que o novo método venha mesmo a substituir a baciloscopia, o exame mais utilizado atualmente para o diagnóstico da doença.
Segundo Pinheiro, os estudos têm demonstrado que o método GeneXpert tem uma taxa de sensibilidade (capacidade de detectar a presença do Mycobacterium tuberculosis) de 92%. Na baciloscopia, esta taxa fica em 60%, segundo o coordenador. “Isso permitirá a prescrição precoce de remédios”, frisa o Pinheiro.
Pacientes farão duas testagens
Durante o período do estudo, os pacientes com suspeita clínica de tuberculose pulmonar terão o exame de escarro (amostra de secreção pulmonar) realizado, primeiramente, pelo GeneXpert. Nos casos de resultado positivo, também será feita a baciloscopia – para fins de notificação ao PNCT e à OMS – e recomendado o início do tratamento.
“O objetivo é identificar os resultados discordantes, ou seja, aquelas amostras que foram positivas no GeneXpert, mas negativas na baciloscopia. Isso permitirá dimensionar o número de casos de tuberculose ativa que foi detectado pelo novo método, mas que não teria sido diagnosticado pelo exame tradicional. A informação também será notificada ao PNTC e à OMS”, explica Pinheiro.
As equipes do Laboratório Distrital Leste e dos laboratórios da FMT e do Cardoso Fontes já foram treinadas para a utilização do novo método.

 

 

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Nossa Senhora da Penha, 42 - Penha - Rio de Janeiro - RJ

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 19h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3977-7661 / (21) 98464-0393

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...