Este é o ano em que o Dia Mundial da Água, 22 e março, traz à tona reflexões e discussões em torno do tema “Água e Segurança Alimentar”. Definido anual e mundialmente pela Organização das Nações Unidas (ONU), a proposta para 2012 é ousada e esperam-se profundas discussões e ações concretas dos países para melhoria da qualidade de vida em todo o planeta.
A Agência Nacional de Águas está promovendo eventos seguindo a temática para trazer ao debate a ligação que há entre água e segurança alimentar, como a exposição “Água na Medida Certa: a Higrometria no Brasil”, aberta ao público de 22 a 30 de março, no Museu Nacional, em Brasília, mostrando a evolução da rede hidrometeorológica ao longo dos anos e como suas informações são de relevância para o gerenciamento dos recursos hídricos brasileiros.
Com toda essa preocupação com o meio ambiente e o risco da escassez de água no futuro a preocupação em evitar o desperdício de água ficou redobrada. Para contribuir na economia desse recurso natural fundamental para nossa existência listamos algumas dicas:
- Ao escovar os dentes evite deixar a torneira aberta, abra somente quando for enxaguar. Faça o mesmo quando for fazer a barba ou lavar as mãos.
- Certifique-se da manutenção da válvula do vaso sanitário, evite dar descargas sem necessidade, e quando fizer aperte a válvula somente durante o tempo necessário.
- Não jogue lixo como papel higiênico, absorventes, fraldas e etc. no vaso sanitário, isso pode causar entupimento.
- Evite banhos muito demorados, no máximo até 6 minutos seria o ideal, só ligue o chuveiro depois que estiver pronto para entrar no banho (sem roupa) e procure desligá-lo enquanto se ensaboa isso pode economizar até 30 litros de água banho.
- Evite lavar roupa varias vezes por semana, espere que um bom volume se acumule, lavando a roupa da semana no menor número de vezes possível (de preferência lave tudo de uma vez só).
- Enquanto lava as roupas na mão, deixe a torneira fechada enquanto ensaboa as roupas, deixe de molho em baldes ou bacias e abra somente quando for enxaguar.
- Não exagere em produtos como água sanitária, verifique sempre a recomendação da embalagem.
- Use a maquina de lavar sempre no volume máximo, reaproveite a água da máquina, para lavar o quintal, por exemplo.
- Quando for lavar verduras, deixe-as de molho na água e no vinagre por alguns minutos, depois lave.
- Ao lavar louça deixe os pratos, panelas de molho, e mantenha a torneira fechada na hora de ensaboar.
- Utilize detergentes e sabões biodegradáveis que não poluem os rios.
- Em caso de uso da “lava-louças” espere que a louça se acumule para utilizar a maquina no volume máximo.
Seguindo essas dicas você contribui não só com a preservação de um bem muito precioso para o planeta como também auxilia na economia do seu dinheiro, reduzindo as contas de água.
0 comentários:
Postar um comentário