quinta-feira, 28 de junho de 2012

A INSERÇÃO DOS ACADÊMICOS

RELATO DE EXPERIÊNCIA


CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA

Com a reformulação curricular diversas perspectivas de mudanças foram adotadas para fortalecimento da formação dos profissionais de saúde, dentre estas, a integração ensino-serviço aproximando-se da proposta dos modelos tecnoassistenciais, com a prática do cuidado em  saúde, com o trabalho em equipe e com a educação permanente. Este relato de experiência objetivou conhecer os desafios e perspectivas que envolvem a integração entre o ensino e o serviço na formação acadêmica do profissional enfermeiro. 



DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA


Vinte e oito acadêmicos de enfermagem da Escola de Enfermagem Anna Nery realizaram estágio, durante o segundo semestre de 2011, em cinco clínicas da família pertencentes a CAP 3.1. Destes vinte e oito, oito participaram deste estágio na Clínica da Família Felipe Cardoso, localizada na Penha, a qual é contemplada por este recorte temporal. Entre as atividades realizadas pelos acadêmicos, encontram-se as consultas de enfermagem de puericultura, pré-natal, ginecológica e consulta de adulto, assim como procedimentos, visitas domiciliares, atividades administrativas, educativas e educação permanente.



EFEITOS ALCANÇADOS

Identificou-se que a inserção dos acadêmicos no último período de graduação resgata conhecimentos adquiridos ao longo da jornada acadêmica, assim como proporciona uma educação continuada dos preceptores que necessitam retornar à teoria para contemplar os questionamentos dos acadêmicos e se atualizar. Além disso, pode-se perceber que a participação dos acadêmicos em interconsultas favorece à interdisciplinaridade da assistência e trabalho em equipe, permitindo o desenvolvimento da autonomia e estímulo ao aprendizado tanto para o acadêmico quanto para  profissional da atenção primária.




RECOMENDAÇÕES

O atendimento de forma holística e multidisciplinar junto ao usuário proporciona uma vasta oportunidade de aplicação dos conhecimentos profissionais e otimização na assistência prestada, além do desenvolvimento de habilidades que não podem ser adquiridas apenas com conteúdo teórico: como a relação interpessoal, percepção das necessidades individuais e organização de um processo de identidade profissional, compreendendo, assim, o que vem a ser uma Estratégia da Saúde da Família, possibilitando a formação de profissionais competentes e capazes de aplicar em suas práticas futuras os princípios do SUS de universalidade, equidade e integralidade da assistência.




Escrito por: Enfermeira Shirley 
Equipe Três Reis

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