quarta-feira, 17 de setembro de 2014

INAUGURADA BRINQUEDOTECA DO HOSPITAL DO LORETO

A Secretaria Municipal de Saúde inaugurou nesta quarta-feira (10/09) a Brinquedoteca Felipe Cordeiro Guerra Nigri, no Hospital Municipal Nossa Senhora do Loreto, na Ilha do Governador. 
O objetivo do espaço é proporcionar lazer às crianças atendidas na unidade, contribuindo para melhorar a receptividade aos exames e tratamentos e ajudando a diminuir a ansiedade com a internação e a melhorar a relação com a equipe de saúde.

O Hospital Municipal Nossa Senhora do Loreto é referência no estado para cirurgia e  tratamento integral de pacientes com lábio leporino e fenda palatina. A cada mês, uma média de 18 novos pacientes são inscritos no Centro de Fissura Labiopalatal da unidade (CEFIL-HMNSLoreto), sendo que boa parte deles tem a primeira consulta no local antes mesmo de receber alta da maternidade.

O hospital oferece ainda atendimento nas clínicas cirúrgicas pediátrica e de otorrinolaringologia para pacientes até 17 anos, além de outros serviços ambulatoriais especializados. Somente em 2013, 1.348 crianças e adolescentes foram operados no Hospital Loreto, dos quais 337 eram pacientes do CEFIL. Em média, a unidade atende cerca de 1.500 pacientes para cirurgias por ano. Diariamente são realizadas cerca de 200 consultas.
A cerimônia de inauguração contou com as presenças do secretário municipal de saúde, Daniel Soranz, e da presidente da ONG RIOInclui, a primeira-dama da Cidade, Cristine Paes. Soranz afirmou que o Loreto é um hospital muito importante para a história da SMS e que, nos últimos anos, aumentou muito a produção e vem crescendo cada vez mais.

- A brinquedoteca é um espaço todo especial, que vai fazer uma diferença muito grande. Vai ser um atrativo para as crianças que, certamente, vai melhorar também a nossa possibilidade de cuidar melhor - disse o secretário. 

A brinquedoteca tem 100 m² de área que incluem uma mini-cidade (oficina mecânica, biblioteca, bistrô, mercadinho), camarim de teatro, piscina de bolas, jogos, computadores e uma biblioteca. O espaço é o resultado da parceria da Secretaria Municipal de Saúde com diversas instituições, como as ONGs RIOinclui e Saúde Criança Ilha.

A criação da brinquedoteca contou também com o apoio de amigos de Felipe Nigri, filho de uma grande colaboradora da brinquedoteca. Ele lutava contra um  tumor no cérebro e faleceu durante a obra. A história dele comoveu a direção do Hospital Loreto, que o homenageou colocando seu nome no espaço. Cristine Paes falou com emoção sobre a escolha do nome da brinquedoteca:

- É uma homenagem a Felipe. Usando o nome dele, representamos todas as mães, irmãos e familiares que lutam por seus filhos.

Os recursos para a construção vieram de doações de pessoas físicas e jurídicas.







Secretário de Saúde - Dr. Daniel Soranz com
funcionários da unidade





diretora do HMNSL,  Fátima Regina com Leandro. Ivan e Neyse

Neyse Couto - apoiadora da CAP na Ilha;
Leandro Abal - Diretor da Policlínica Paranhos Fontenelle









0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Nossa Senhora da Penha, 42 - Penha - Rio de Janeiro - RJ

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 19h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3977-7661 / (21) 98464-0393

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...