A Secretaria Municipal de Saúde inaugurou nesta quarta-feira (10/09) a Brinquedoteca Felipe Cordeiro Guerra Nigri, no Hospital Municipal Nossa Senhora do Loreto, na Ilha do Governador.
O objetivo do espaço é proporcionar lazer às crianças atendidas na unidade, contribuindo para melhorar a receptividade aos exames e tratamentos e ajudando a diminuir a ansiedade com a internação e a melhorar a relação com a equipe de saúde.
O Hospital Municipal Nossa Senhora do Loreto é referência no estado para cirurgia e tratamento integral de pacientes com lábio leporino e fenda palatina. A cada mês, uma média de 18 novos pacientes são inscritos no Centro de Fissura Labiopalatal da unidade (CEFIL-HMNSLoreto), sendo que boa parte deles tem a primeira consulta no local antes mesmo de receber alta da maternidade.
O hospital oferece ainda atendimento nas clínicas cirúrgicas pediátrica e de otorrinolaringologia para pacientes até 17 anos, além de outros serviços ambulatoriais especializados. Somente em 2013, 1.348 crianças e adolescentes foram operados no Hospital Loreto, dos quais 337 eram pacientes do CEFIL. Em média, a unidade atende cerca de 1.500 pacientes para cirurgias por ano. Diariamente são realizadas cerca de 200 consultas.
A cerimônia de inauguração contou com as presenças do secretário municipal de saúde, Daniel Soranz, e da presidente da ONG RIOInclui, a primeira-dama da Cidade, Cristine Paes. Soranz afirmou que o Loreto é um hospital muito importante para a história da SMS e que, nos últimos anos, aumentou muito a produção e vem crescendo cada vez mais.
- A brinquedoteca é um espaço todo especial, que vai fazer uma diferença muito grande. Vai ser um atrativo para as crianças que, certamente, vai melhorar também a nossa possibilidade de cuidar melhor - disse o secretário.
A brinquedoteca tem 100 m² de área que incluem uma mini-cidade (oficina mecânica, biblioteca, bistrô, mercadinho), camarim de teatro, piscina de bolas, jogos, computadores e uma biblioteca. O espaço é o resultado da parceria da Secretaria Municipal de Saúde com diversas instituições, como as ONGs RIOinclui e Saúde Criança Ilha.
A criação da brinquedoteca contou também com o apoio de amigos de Felipe Nigri, filho de uma grande colaboradora da brinquedoteca. Ele lutava contra um tumor no cérebro e faleceu durante a obra. A história dele comoveu a direção do Hospital Loreto, que o homenageou colocando seu nome no espaço. Cristine Paes falou com emoção sobre a escolha do nome da brinquedoteca:
- É uma homenagem a Felipe. Usando o nome dele, representamos todas as mães, irmãos e familiares que lutam por seus filhos.
Os recursos para a construção vieram de doações de pessoas físicas e jurídicas.
Secretário de Saúde - Dr. Daniel Soranz com
funcionários da unidade
|
diretora do HMNSL, Fátima Regina com Leandro. Ivan e Neyse
|
Neyse Couto - apoiadora da CAP na Ilha;
Leandro Abal - Diretor da Policlínica Paranhos Fontenelle
|
0 comentários:
Postar um comentário